Olha isso...

Olha isso...

Ex-Arsenal e Dortmund aposenta, e famoso 'torneio da jaula' da Nike não tem mais ninguém em atividade

Olha Isso
Reprodução
Os participantes do Nike Cage Tournament, famoso comercial de 2002
Os participantes do Nike Cage Tournament, famoso comercial de 2002

Nesta quarta-feira, o meia Tomas Rosicky, ex-Arsenal e Borussia Dortmund, anunciou sua aposentadoria do futebol aos 37 anos. Ele vinha atuando pelo Sparta Praga, da República Tcheca, que foi o time no qual iniciou sua carreira, em 1998.

"Depois de pensar muito, cheguei à conclusão de que não consigo mais ter a preparação que o futebol requer. Gostaria de agradecer ao Sparta por ter sido minha segunda casa, o primeiro passo da minha carreira para os grandes clubes, e por ter me permitido fazer uma despedida no lugar que mais amo", disse. 

Com a aposentadoria do veterano, um dos mais emblemáticos comerciais de futebol da história agora não tem mais nenhum jogador em atividade.

Em 2002, a Nike lançou a campanha "The Secret Tournament" ("O torneio secreto", que ficou conhecido também como "A jaula"), uma competição entre equipes formadas por três craques, na qual quem fizesse o primeiro gol ganhava o jogo. A apresentação ficou por conta do ex-jogador Éric Cantona. Relembre:  

O comercial foi um sucesso arrebatador na época, e até hoje é um dos vídeos mais assistidos do YouTube. Rosicky era o último representante da atração ainda em atividade, e seus colegas de equipe (os ex-zagueiros Rio Ferdinand e Fabio Cannavaro, do time Tutto Bene) já penduraram as chuteiras faz tempo.

Dos outros trios, todo mundo também já parou: Thierry Henry, Francesco Totti e Hidetoshi Nakata; Patrick Vieira, Ruud van Nistelrooy e Paul Scholes; Fredrik Ljungberg, Javier Saviola e Luis Enrique; Edgar Davids, Liliam Thuram e Sylvain Wiltord; Luís Figo, Roberto Carlos e Ronaldo "Fenômeno"; Denílson, Ronaldinho Gaúcho e Seol Ki-Hyeon; e Claúdio López, Gaizka Mendieta e Hernán Crespo. 

Em 2002, Henry marcou golaço para o Arsenal, mas Dortmund virou com dois de Rosicky

No comercial, o time Triple Espresso, formado por Henry, Totti e Nakata, é campeão na final em cima do favorito Tornados, que tinha Ronaldo, Roberto Carlos e Figo, com uma jogada de pura malandragem na grande final do "torneio secreto".