Elton Serra

Elton Serra

Vitória é o único baiano já classificado para o Nordestão 2018. E também garantiu vaga 'eterna'

Elton Serra, blogueiro do ESPN.com.br
Mauricia da Matta/EC Vitória
Rubro-negro, mesmo que fique fora da decisão do Baiano, já se garantiu no Nordestão de 2018
Rubro-negro, mesmo que fique fora da decisão do Baiano, já se garantiu no Nordestão de 2018

O Vitória perdeu os 100% de aproveitamento no Campeonato Baiano no último domingo, ao empatar com o Vitória da Conquista pela primeira partida das semifinais do Campeonato Baiano, mas já pode pensar na Copa do Nordeste de 2018. Mesmo que não se classifique para a decisão do estadual, o rubro-negro é o primeiro baiano garantido na competição regional na próxima temporada.

De acordo com o regulamento do Baianão, as vagas na Copa do Nordeste são destinadas aos finalistas da competição e ao eliminado na semifinal com melhor campanha ao longo do torneio. O Vitória, mesmo que seja eliminado pelo Conquista no próximo domingo, já não pode ser ultrapassado em número de pontos por nenhum outro clube.

O time de Argel Fucks é o único com esse privilégio até agora. O Bahia, que já está com um pé na decisão, precisa ratificar a classificação no sábado, contra o Fluminense. Caso não se classifique, terá que torcer para que o Vitória chegue à final. O Flu, se for eliminado na semifinal, se garante na Copa do Nordeste com o Vitória também chegando à decisão. O Vitória da Conquista só disputa o Nordestão em 2018 se vencer o Vitória no domingo.

Com a classificação garantida, o Vitória já pode se programar para disputar, praticamente, todas as edições do Nordestão até 2022, ano em que se encerra o acordo da Liga do Nordeste com a CBF. Isto porque, de acordo com o regulamento que começará a valer a partir de 2019, dois dos três representantes baianos terão vagas asseguradas via ranking da Confederação Brasileira de Futebol. Atualmente, o rubro-negro é o 20º da lista geral e ostenta 7.547 pontos - 849 a mais que o Bahia e 6.837 de distância do Vitória da Conquista, terceiro baiano melhor ranqueado. É praticamente impossível ficar de fora da competição a partir de agora.

O Bahia está a 90 minutos de seguir o mesmo caminho. Com uma vantagem de 3 a 0 contra o Fluminense de Feira, só estará fora da decisão do Campeonato Baiano se for derrotado por quatro gols de diferença na Fonte Nova. O tricolor é o 21º no ranking da CBF, com 6.698 pontos. Como o novo critério valerá apenas a partir de 2019, o time de Guto Ferreira também deve garantir "vida eterna" na Copa do Nordeste.