Pela primeira vez na história, Champions tem duas semifinais com 'vizinhos'

ESPN.com.br
Real x Atlético e Monaco x Juventus: Hofman analisa semifinais da Champions

Se o caminho até as semifinais da Uefa Champions League foi longo para Atlético de Madri, Juventus, Monaco e Real Madrid, a decisão está apenas a alguns quilômetros de distância. Literalmente. Com os duelos definidos no sorteio desta sexta-feira, o torneio terá, pela primeira vez, disputas entre "vizinhos".

No clássico de Madri, entre Atlético e Real, a distância entre os estádios Santiago Bernabéu, palco da ida, e Vicente Calderón, onde acontecerá a volta, é de apenas 16 quilômetros. Já em Monaco x Juventus, embora os clubes não sejam da mesma cidade, o principado e Turim estão separados por só 150 km.

Ainda que se considere a distância entre os estádios Louis II, local da ida, e o Juventus Stadium, o da volta, a viagem segue curta, 228 km, inferior até mesmo a semifinais entre times do mesmo país.

A temporada 2016/17 da Champions será a nona que tem uma semifinal entre clubes do mesmo país e apenas a segunda com equipes de uma mesma cidade - em 2002/03, com Internazionale x Milan.

Como torcedores de Atlético e Real reagiram ao sorteio da Champions? André Linares traz a repercussã

Na única semifinal entre equipes da mesma cidade, porém, embora um confronto tenha sido entre os vizinhos italianos, que jogam no mesmo estádio; o outro foi entre Juventus e Real, com as cidades de Turim e Madri separadas por 1065 km em linha reta - a distância entre os estádios sobe para 1.465 km.

Além dessa, a menor distância registrada em uma semifinal de Champions até então foi em 2004/05, com PSV Eindhoven e Milan separados por 719 km, e os ingleses Chelsea e Liverpool, por 354 km.

Conspiração? Após sortear Real, galês vai direto em bolinha do Atlético e cria polêmica na Espanha'

O duelo inglês entre Chelsea e Liverpool, aliás, é o que mais se repetiu nas semifinais entre times do mesmo país, três vezes (2004/05, 06/07 e 07/08). As outras foram Valencia x Barcelona (1999/00), Real x Barcelona (2001/02 e 10/11), Milan x Inter (2002/03) e Manchester United x Arsenal (2008/09).